HISTÓRIAS PRA BOI PENSAR: TRÊS LENDAS AFRICANAS EM CORDEL - 0599L20601

Código: CRXZTY8B8

HISTÓRIAS PRA BOI PENSAR: TRÊS LENDAS AFRICANAS EM CORDEL

As histórias narradas no livro intitulado “Histórias pra boi pensar: 3 lendas africanas”, foram escritas por Arlene Holanda e ilustradas pelos artistas Edu Palomin, Marco Antonio Godoy e Claudia Cascarelli. As três narrativas, lendas africanas, que constituem essa obra derivam de relatos orais e, por intermédio da escrita, são potencializadas e vertidas em literatura de cordel.

A primeira lenda “As cabaças mágicas” traz em seu enredo a personagem Canga, uma viúva, que recebe dos espíritos da floresta a dádiva de ter filhos na velhice.

A segunda lenda “O julgamento de Gahiji”, narra a história de um caçador, que enfrentará um julgamento, organizado por um grupo de crocodilos.

Já a terceira história “A colheita de Kolapo” conta sobre as consequências do orgulho e prepotência de um jovem.

As lendas africanas apresentam conteúdo filosófico e convidam para desvendar a simbologia da tradição oral desses povos, cada vez mais visível nas matrizes da cultura brasileira. Revela as riquezas do continente africano: animais, natureza, povo e tradições. Aborda, também, formas de submissão, medo, coragem, mudança e superação em um misto de contar, cantar e ouvir que cativa o jovem leitor, ampliando seu repertório cultural e a consciência multicultural.

A temática aborda uma África de sociedades e comunidades moldadas no respeito à tradição, à ancestralidade, e isso vai favorecer a destruição de uma mentalidade redutora, que foi veiculada, reproduzida e que pode ser apontada como a grande responsável pelo processo de negação da identidade negra. A qualidade das figuras de linguagem, a polissemia presente em sentimentos e interpretações sobre o medo, a coragem, a fantasia, conduz a um debate sobre diferentes culturas e pontos de vista, diferentes perspectivas ou visões de mundo, a exemplo da possibilidade de questionamentos sobre o respeito e a escuta. Na obra as personagens interagem com o mundo que lhes é imediato, permitindo que o leitor construa percepções e questionamentos sobre si e sobre o outro. Além das escolhas verbais, que foram organizadas para obtenção da musicalidade e do ritmo, característico da literatura de cordel, as ilustrações e o projeto gráfico com suas cores e formas é outro elemento que colabora para com o incentivo e gosto das descobertas via leitura de literatura.

A obra é acompanhada de material de apoio ao professor e de recurso audiovisual, os quais permitem ampliar as possibilidades de exploração do texto literário em sala de aula, subsidiando uma abordagem aprofundada do texto literário em acordo com o Edital de Convocação 01/2018 CGPLI.

AUTORIA: ARLENE DE HOLANDA NUNES MAIA (AUTOR), CLAUDIA CASCARELLI (ILUSTRADOR), MARCO ANTONIO ELIAS DE GODOY (ILUSTRADOR), EDUARDO PALOMIN (ILUSTRADOR)
VOLUME: HISTÓRIAS PRA BOI PENSAR: TRÊS LENDAS AFRICANAS EM CORDEL
EDITORIAL: FOLIA DE LETRAS EDITORA E SERVIÇOS EDITORIAIS LTDA - 1 / 2013
CATEGORIA: 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA(S): AVENTURA, MISTÉRIO E FANTASIA, ENCONTROS COM A DIFERENÇA
GÊNERO: POEMA
NÚMERO DE PÁGINAS: 64
FORMATO: 20,3 X 27,5 CM
ISBN: 978-85-65845-05-2

CÓDIGO DA OBRA
0599L20601

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ESCOLHA ESTE LIVRO NO PNLD 2020:

https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2020_literario/etapa-ensino/2020-literario_ensino_fundamental_anos_finais

Sobre a loja

Editora de livros de negócios e universitários (selo Évora), ficção e não-ficção (Generale) e literatura infantil (Folia de Letras). Aqui você encontra obras de autores reconhecidos nacional e internacionalmente, tais como Novak Djokovic, B. B. King, Ron Wood, Fernando Meligeni, Michael Moorcocck, Robert Howard, Steve Wozniak, John Wooden, Steve Blank, Charlene Li, Ilan Brenman, Vivian Suppa e muitos outros!

Social
Pague com
  • PagSeguro V2
Selos

Editora Évora Ltda. - CNPJ: 08.386.636/0001-25 © Todos os direitos reservados. 2020