A tecnologia social na construção de negócios

abr 09, 2012 por Editora Évora | Gestão & Negócios

Segundo estudo do instituto americano Nucleus Research, especializado em pesquisas com foco em tecnologia da informação e serviços de consultoria, o uso das mídias sociais por empresas com a finalidade de conhecer os clientes, estará no topo dos investimentos em 2012. As redes sociais serão agentes transformadores e, os dispositivos móveis vão impulsionar ainda mais esses meios, pela facilidade de acesso. O estudo aponta que as companhias irão utilizar a “tecnologia social para a construção de negócios produtivos”, e essa tendência já é percebida nas empresas brasileiras de diferentes setores. Instituições que ainda não estão presentes nas redes pretendem investir na área e as que já estão inseridas querem ampliar a atuação.

 rede de mídias sociais

Seguindo esta tendência e buscando sempre temas que estão na pauta da sociedade, Tony Bingham e Marcia Conner publicaram O Novo Social Learning que responde questões básicas de aprendizagem com base na tecnologia e – “uma vez que você passa da pressão da informação para a absorção de conhecimento, libera força criativa para a sua equipe”.

O livro pode ser considerado um guia que ajuda o leitor a navegar na rede e oferece o que os autores consideram como “Regras do Playground”, exemplos e cases de empresas (Intel, Deloitte, CIA, entre outras) que provam como as mídias sociais são eficientes na hora de recrutar talentos, envolver colaboradores e desenvolver capacidades. Bingham e Conner defendem que, com base na tecnologia, o ensino e a instrução podem ter caráter colaborativo e criação conjunta, diluindo fronteiras e melhorando a experiência do grupo, além de deixar uma trilha digital rastreável que aponta o caminho de uma jornada de aprendizagem, permitindo que outros aproveitem. Você também confere tendências, desafios e oportunidades que as mídias trazem, além de lembrar de que mudanças podem surgir a qualquer momento.

O Novo Social Learning é direcionado a “altos executivos, gestores em todos os níveis e pessoas que estão se desenvolvendo rapidamente para ocupar esses cargos… Olhamos para o poder do social learning e compartilhamos histórias atraentes de empresas que acreditaram no valor das tecnologias colaborativas para elevar e acelerar os negócios e o impacto sobre os colaboradores”. E como se trata de tecnologia, onde tudo pode mudar e novas ferramentas podem surgir, os autores criaram um site complementar – thenewsociallearning.com – (em inglês) que pode ser útil para aprender mais sobre o tema em questão. Aproveite!

Texto: Mônica Ferreira (Digital Trix)

capa do livro "O Novo Social Learning"


SOBRE O LIVRO

Título: O Novo Social Learning
Subtítulo: Como transformar as empresas com aprendizagem em rede
Autores: Marcia Conner e Tony Bingham
Páginas: 188
ISBN: 978-85-63993-27-4
Edição: 1ª

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS