O desafio de iniciar mudanças inovadoras em rede

jul 17, 2012 por Editora Évora | Inovação & Tecnologia

As oportunidades para as empresas “olharem para fora” em busca de inovação aumenta dia após dia. O cérebro global é rico e diversificado – um grande número de empresas inovadoras e um manancial de profissionais talentosos estão espalhados por todo o mundo, e as empresas podem utilizar suas competências. Além disso, novos tipos de intermediários de inovação e novas plataformas tecnológicas agora permitem que essas conexões globais sejam mais bem exploradas nas redes de inventores, cientistas e agências. Portanto, a necessidade premente de buscar inovação do lado de fora combina com a rápida expansão do horizonte de oportunidades em inovação.

homem superando um desafio

Bill Joy, antigo chefe-cientista da Sun, observou há alguns anos que “a maioria das pessoas mais inteligentes do mundo não trabalha para sua empresa”. Pura verdade, mas ampliar a acessibilidade a essas pessoas do outro lado do mundo representa uma oportunidade global de inovação que ainda está por ser mais bem aproveitada.

Em 2005 e 2006, a IBM conduziu um diálogo global sobre inovação chamado de Global Innovation Outlook (GIO). Entre as mais importantes descobertas do evento, estavam o fato de a inovação ser mais global (toda e qualquer pessoa pode participar, sem barreiras geográficas), mais multidisciplinar (a inovação exige um conjunto amplo de especializações) e mais colaborativa (a inovação resulta de entidades trabalhando juntas sob novas formas). Para aproveitar os benefícios dessa rápida expansão do horizonte de oportunidades de inovação, as companhias precisam fazer uma mudança gradual. Mas como dar início a esta mudança?

As organizações que aderem à estratégia da inovação centrada em redes são logo colocadas diante de diversos tipos de redes e comunidades com diferentes tipos de oportunidades de inovação. Os três grupos de desafios que serão enfrentados são os seguintes: desafios culturais e de mentalidade organizacional; desafios de contextualização; e desafios de implementação. Você poderá compreender em detalhes cada um desses grupos nos próximos dias aqui no blog. Acompanhe!

 

capa do livro "Cérebro Global"
INDICAÇÃO DE LEITURA

Implantar mudanças inovadoras centradas em rede pode ser um desafio muito grande, ao ponto de algumas empresas desistirem do projeto. Mas por que não tentar? Descubra um modelo interessante a ser seguido com o livro Cérebro Global.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS