Inovação: desafios culturais e de mentalidade organizacional
A maioria das grandes empresas conta com uma experiência considerável de intercâmbio com um pequeno e cuidadosamente selecionado grupo de parceiros, realizando joint-ventures, acordos tecnológicos ou de licenciamento de marca, entre outros. Porém, quando se trata da colaboração em inovação de grande escala – por exemplo, um grande número de parceiros bastante dispersos geograficamente –, a maioria das companhias tem uma experiência limitada. O primeiro tema crítico com o qual os executivos seniores terão de lidar refere‑se às amplas implicações da adoção da abordagem de inovação centrada em redes.

Como a organização encarará esse tipo de oportunidade colaborativa? Como os executivos seniores podem assegurar a existência de um conjunto coerente de estratégias de inovação para capturar igualmente as oportunidades externas e as capacidades internas? Que tipo de quadro geral ou mentalidade deve ser estimulada para refletir a intenção da organização em colaborar com entidades externas e definir os principais parâmetros dessa colaboração? E como os executivos seniores devem se comunicar para encorajar entre os demais integrantes da organização a adoção dessa mentalidade?
Para companhias como 3M, DuPont e Kodak, com uma história significativa de conquistas internas e uma vasta equipe residente de cientistas e especialistas técnicos, a principal ameaça é o sentimento de que “nós conhecemos tudo e todo mundo”. Essa síndrome do “isso não foi inventado aqui” é uma séria barreira contra a aceitação de novas ideias vindas de fora da empresa. Uma mudança cultural é necessária e significativa para superar a síndrome e adotar uma mentalidade mais colaborativa.
A IBM reconheceu como fato que a parceria com as comunidades abertas e outros tipos de comunidades de criação requer que a empresa abdique de controles que tradicionalmente exercia sobre as iniciativas de inovação.
Realmente, o livro de Linda Sanford, uma das executivas seniores da IBM, sintetiza esse espírito desde o título: Let go to grow (Para crescer, deixe acontecer). Embora a necessidade de uma mudança cultural seja fácil de identificar, realizá-la na empresa – especialmente em grandes organizações com uma longa história de sucesso – é realmente algo muito desafiador.

INDICAÇÃO DE LEITURA
Se você já tentou implementar mudanças inovadoras em sua empresa sem sucesso, talvez seja necessário mudar, antes de tudo, a mentalidade dos líderes e gestores. O livro Cérebro Global trata, em detalhes, todo o processo necessário à inovação centrada em rede.

