A tarefa empresarial das Empresas Válidas

jul 12, 2012 por Editora Évora | Gestão & Negócios

É natural que este exercício de identificar as atividades relacionadas com a razão de ser da empresa produza uma lista extensa e detalhada de atividades, o que, na prática, não constitui um bom guia para a ação. As atividades precisam, então, ser agrupadas para poder resultar em uma tarefa empresarial sucinta, significativa, e que reflita com clareza as ações que as empresas válidas precisam empreender para obter os resultados coerentes com sua razão de ser.

ilustração

A fim de fazer esta síntese, é possível estabelecer os seguintes critérios para selecionar e agrupar as atividades:

  • Ser comuns à prática da maioria das empresas válidas.
  • Refletir a essência da ação a ser empreendida, ou seja, ser vinculadas claramente aos resultados pretendidos.
  • Ser claras a fim de orientar objetivamente a ação, evitando definições vagas, tais como competitividade, qualidade, produtividade, eficiência, rentabilidade, que não ajudam a definir claramente a ação a ser empreendida.
  • Ser eficazes, ou seja, capazes de produzir os resultados esperados;
  • Produzir um resultado comum, ou seja, diferentes atividades que contribuem para um mesmo resultado devem ser agrupadas.
  • Ser sucintas, não detalhadas;
  • Ser abrangentes, cobrindo múltiplos aspectos – tangíveis e intangíveis – do esforço empresarial – externo e interno – para se chegar aos resultados esperados, incluindo utilidades, clientes, colaboradores, empreendedores, recursos, conhecimentos, inovação, postura/comportamento/conduta, sobrevivência, desenvolvimento e continuidade.

Com base nesses critérios, podemos destacar, pela observação da prática das empresas válidas, as seguintes atividades essenciais que constituem sua tarefa empresarial:

  1. Criar produtos de valor (utilidades)
  2. Criar e manter clientes satisfeitos
  3. Promover a capacidade de evolução deliberada
  4. Atrair, desenvolver e manter talentos
  5. Construir e manter relações significativas
  6. Usar os recursos produtivamente
  7. Praticar princípios de conduta aceitos
  8. Obter um lucro justo

Essas atividades têm uma estreita relação entre si, não obedecem a qualquer hierarquia e se complementam na consecução dos resultados empresariais globais. Assim, todas devem ser executadas permanentemente, apesar de poder haver ênfase diferente em atividades diferentes, em diferentes momentos.

Para ilustrar melhor o efeito da tarefa empresarial na prática das empresas, vamos comparar as atividades das empresas válidas com as atividades correspondentes das empresas que atuam de acordo com a visão econômica clássica, deduzidas com base nos mesmos critérios usados na definição da tarefa empresarial das empresas válidas.

 gráfico demonstrativo

A comparação da tarefa empresarial destas empresas com as empresas válidas é ilustrada na figura acima. A finalidade das empresas de visão econômica é maximizar o lucro. Dentre suas características, elas pensam, decidem e agem dentro, exclusivamente, de parâmetros econômicos; atuam no “mercado” com base na lei da oferta e procura; priorizam o corte de custos; seus colaboradores são considerados mão de obra e tratados como recursos a serem otimizados; orientam sua conduta pela legislação; suas relações são baseadas em premissas de natureza econômica; buscam a maximização dos lucros.

 

capa do livro "Empresas Válidas"
INDICAÇÃO DE LEITURA

Toda empresa precisa ter objetivos, metas, postura e valores muito bem definidos, para que suas ações não sofram tantas mudanças e o sucesso seja garantido. Empresas Válidas discute exatamente como escapar da visão econômica clássica que não funciona mais em tempos de tecnologia e facilidade de informação, que deixam os clientes cada vez mais exigentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS