A comunicação empresarial deve ser tratada em tempo real!

jul 02, 2012 por Editora Évora | Marketing & Comunicação

As empresas são construídas com base na confiança. Ela proporciona a integração de bons produtos/serviços, bom atendimento e uma excelente ferramenta de comunicação e marketing que dissemina as novidades e apresenta o negócio da empresa, gerando compreensão mútua e contato perene. Cuidar da imagem da empresa é um trabalho interminável que demanda tempo, networking e investimento. Tudo isso aliado a uma constante pesquisa de mercado e promoções.

 Equipe empresarial

Sobre o assunto, há o livro Marketing e Comunicação em Tempo Real, de David Meerman Scott, que é enfático ao afirmar que a velocidade da comunicação é crucial no mundo competitivo, tanto para o relacionamento com o cliente quanto para gerar engajamento de mercado, criando produtos/serviços e transformando as informações em um trampolim para os negócios. A obra contém dicas e cases que exemplificam e explicam a importância de se reunir, interpretar e reagir às novas informações o mais rápido possível.

O autor destaca: “a história de seu negócio agora se desdobra, minuto a minuto, em tempo real. E ela é conduzida por seus clientes, que falam entre si – não é mais guiada pela comunicação em massa que seu orçamento publicitário consegue comprar”.

O livro começa com um incisivo “Acorde, está na hora da revolução!” e com o relato do famoso caso de Dave Carroll – músico que teve sua guitarra quebrada durante uma viagem pela United Airlines e que, depois de nove meses de via sacra com reclamações, protocolos e negativa da companhia em ressarci-lo, resolve enfrentar a empresa ao gravar e postar no YouTube o que logo se transformou no hit “United Breaks Guitars”. Em quatro dias, o vídeo alcançou a marca de um milhão de visualizações, caiu nas graças do público, deu ideias à Calton Cases, uma fabricante especializada em caixas para instrumentos musicais e resultou na parceria do músico com a Taylor Guitars. A única que ficou impávida e pouco fez para reverter o problema foi a United, que não se preocupou em responder à altura a polêmica gerada em uma rede de alcance mundial.

Mas o livro também pontua em seus capítulos cases onde empresas souberam responder a tempo e a contento às reclamações de consumidores, apresentando exemplos de como a tecnologia e o crescente fluxo de dados na internet e nas redes sociais precisam ser monitorados pelas corporações. Gerenciar bem todos os meios de comunicação é vital para preservar a boa imagem da empresa.

Marketing e Comunicação em Tempo Real é uma excelente indicação, imprescindível para todos os gestores, líderes, administradores e presidentes de empresas que precisam compreender a importância da comunicação empresarial, jamais relegando-a a um segundo plano.

Texto: Mônica Ferreira (Digital Trix)

Capa do livro "Marketing e Comunicação em Tempo Real"
SOBRE O LIVRO
Título: Marketing e Comunicação em Tempo Real
Subtítulo: Cresça instantaneamente, crie novos produtos, conecte seus clientes e engaje o mercado
Autor: David Meerman Scott
Páginas: 248
ISBN: 978-85-63993-26-7
Edição: 1ª

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS