Qual o significado de carreira para as mulheres?

jun 26, 2012 por Editora Évora | Editora Évora

Carreira, sob o ponto de vista profissional, é um termo muito usado no sentido encontrado nos dicionários como “profissão que oferece oportunidades de progresso ou em que há promoções”. O nosso conceito, porém, é mais amplo: carreira significa correr para atingir um resultado, dentro de um período determinado, que tenha significado e proporcione prazer e recompensa – seja por meio de movimentos ascendentes ou laterais.

É consensual, hoje, que qualquer carreira passe por, no mínimo, três grandes mudanças – em média a cada dez anos –, o que não significa que cada uma delas represente um mar de tranquilidade. Os desafios são constantes e exigem sempre movimentos rápidos para um alinhamento profissional e pessoal.

 Profissional pensativa, com lâmpada azul na mão

Mudanças de setor de atuação, de cidade, de país; perda de talentos e busca de novos; aumento ou diminuição de equipes; decisões acertadas e erradas; incertezas sobre o futuro são apenas alguns dos desafios atuais enfrentados por todos que optam por uma carreira. E não mencionamos os da área pessoal – amor, casamento, filhos, saúde, qualidade de vida, formar patrimônio –, que requerem, em alguns momentos da vida do profissional, alguns toques de genialidade…

Considerando o conjunto de possibilidades que envolvem o desenvolvimento profissional e partindo dos contextos, perfis e aspirações da maioria das mulheres, é possível definir as Histórias de carreira, que seguem divididas em blocos. O foco está nas passagens que envolvem desafios e questionamentos que nossa experiência demonstra como os mais comuns em sete etapas cronológicas da vida feminina:

  • Dos 17 aos 21 anos – Quem eu penso que vou ser
  • Dos 22 aos 28 anos – Comparando sonho e realidade
  • Dos 29 aos 35 anos – Período de competitividade
  • Dos 36 aos 42 anos – Entre a razão e a emoção
  • Dos 43 aos 49 anos – Momento de alinhar valores
  • Dos 50 aos 58 anos – Posso ter uma segunda carreira
  • Dos 59 anos em diante – Aposentadoria e trabalho

Essa divisão permite avaliar momentos profissionais que levaram mulheres a buscar o que a consagrada especialista Hermínia Ibarra chama de “identidade de carreira”. Para os homens, este conceito oferece uma enorme oportunidade de compreender melhor o olhar feminino para as oportunidades profissionais, assim como o contexto que envolve as respectivas opções.

Vale ressaltar que o aconselhamento de carreira se tornou um dos principais fatores de retenção de talentos femininos nas empresas, tendo sido apontado por 63% das 465 mulheres entrevistadas pela Sophia Mind – Pesquisa e Inteligência de Marketing. O levantamento foi realizado em setembro de 2010, com mulheres de 25 a 50 anos, nível superior completo e profissionais dos setores público e privado de todo o Brasil.

 

capa do livro "Bem-me-quer, Malmequer"
INDICAÇÃO DE LEITURA
Mulheres preocupadas com sua carreira e homens que desejam compreender o que elas buscam na vida profissional em cada momento da vida, não podem deixar de ler Bem-me-quer, Malmequer. Um livro completo sobre aconselhamento de carreira para mulheres.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS