Organize-se e otimize sua produtividade diária

jun 15, 2012 por Editora Évora | Carreira

Os empreendedores que não definem seus objetivos muitas vezes perdem o foco e ficam desorientados. Mais liberdade pode significar que você tem flexibilidade, mas isto não significa dispensar a necessidade de uma rotina. Você não precisa trabalhar de segunda a sexta das nove da manhã às seis da noite para ser um cara bem-sucedido.

computador e relógio

Embora o empreendedorismo lhe ofereça uma sensação maior de liberdade do que um emprego “de verdade”, você não pode prescindir de algum tipo de programação na vida. Precisa definir uma rotina para produzir resultados.

Aqui estão quatro dicas:

  1. Determine seu melhor esquema de trabalho. Faça isto trabalhando todos os sete dias da semana durante um mês. Anote as datas e horários em que você conseguiu obter maiores níveis de sucesso.
  2. Divida seus sucessos em três categorias: planejamento estratégico, operações internas e geração de renda. O planejamento estratégico inclui atividades como trabalhar em seu plano de um parágrafo e pesquisar os concorrentes locais. As operações internas são, por exemplo, negociações com fornecedores e criação de material de marketing. A geração de receita é a série de atividades como reuniões com clientes e telemarketing.
  3. Analise os sucessos e os fracassos da sua agenda. Que dia da semana e em quais horários você foi mais produtivo em cada categoria – e por quê? Quais as razões para seu negócio ser menos produtivo em determinados dias e horários? Existe alguma maneira de melhorar sua produtividade em cada categoria, fazendo ajustes em sua agenda diária e semanal? Por exemplo, você pode descobrir que as segundas-feiras são dias geralmente calmos, enquanto o domingo é o melhor para suas vendas. Talvez, seu melhor momento para geração de receitas seja na parte da manhã, até às duas da tarde de segunda a sexta, mas seu esforço de planejamento estratégico rende mais antes do almoço aos sábados e domingos, entre as 8 e 12 horas. Você também pode descobrir que determinadas atividades seriam mais bem realizadas no mesmo dia e horário a cada semana. Ajuste sua rotina até perceber que ela está no ponto, com tudo encaixado.
  4. Defina um cronograma e cumpra-o à risca. Com qualquer horário e agenda que você criar – seja trabalhar de sábado a quarta-feira das três da madrugada até uma da tarde, ou todos os dias durante a tarde inteira –, garanta que essa rotina seja a que apresente mais resultados positivos e eficazes em cada categoria. Sua programação de trabalho não deve girar em torno de noitadas com os amigos ou belos dias de praia. Trabalhe nos horários e dias da semana que forem mais favoráveis para as atividades de seu negócio. Lembre-se, este exercício não se destina a lhe conceder injustificados dias de férias.

INDICAÇÃO DE LEITURA
Decidir largar o emprego formal e dar início ao seu projeto pessoal pode até assustar, mas não é tão difícil. Basta ter conhecimento e coragem para encarar os desafios de abrir o próprio negócio. Ainda precisa de ajuda? Leia Nunca Procure Emprego!.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS