Principais regras e características da liderança

mai 22, 2012 por Editora Évora | Gestão & Negócios

Antecipar e preparar o futuro

É a dimensão estratégica. Um estrategista precisa não só “imaginar e criar o futuro”, mas também transmitir essa visão a quem está ao seu redor e conseguir convencê-lo a colaborar. Líderes testam modelos, projetam cenários, avaliam recursos e definem uma visão de futuro, além de posicionar e estruturar a empresa e seus profissionais para enfrentarem com sucesso esse futuro.

ilustração de equipe sendo liderada

Apenas um bom líder consegue manter a equipe unida!

 

Fazer acontecer

Para fazer as coisas acontecerem, o líder precisa ser um executor, ou seja, conseguir transformar ideias e estratégias em ações e realizações. Deve decidir e escolher caminhos e alternativas, selecionar pessoas, montar equipes e saber implementar mudanças. Fazer acontecer significa ter autoridade ou ter poder. Um gestor utiliza mais sua autoridade para conseguir um bom rendimento da equipe, enquanto um líder usa suas fontes de poder para influenciar. O desafio da liderança é conciliar as duas formas para conseguir a adesão das pessoas.

 

Identificar e atrair o profissional talentoso

Os líderes eficazes sabem identificar, construir e envolver profissionais para obter resultados. Líderes gestores de talentos sabem identificar pessoas com habilidades necessárias, atraí-las, engajá-las e motivá-las para que deem o melhor de si. Sabem também montar equipes de alta performance.

O que você precisa conseguir para montar uma equipe é criar a sinergia do grupo, ou seja, somar talentos e competências individuais para que o resultado da ação conjunta seja superior à atuação de cada um dos indivíduos. Para isso, não basta juntar os melhores talentos individuais. Aliás, na maioria das vezes, equipes de “estrelas” têm problemas de funcionamento e gastam muito mais tempo para tomar decisões e fazer escolhas, com cada um tentando persuadir os outros membros a adotar seus pontos de vista e apontando a fragilidade dos argumentos alheios. Normalmente, as “estrelas” se mantêm fiéis às suas formas de atuação, ideias e convicções, sem levar em conta os parceiros, tornando impossível a sinergia e uma liderança adequada.

ilustração de equipe trabalhando unidaA escolha correta deve se basear nas habilidades complementares para ocorrer sinergia e na capacidade de cada indivíduo de contribuir para alcançar as metas e os objetivos do projeto. As equipes devem ser estruturadas levando em consideração os perfis ou tendências pessoais e a personalidade dos indivíduos. A formação de boas equipes exige seleção minuciosa, que não seja eventual, mas uma tarefa contínua e permanente.

Finalmente, equipes de alta performance precisam ter liberdade para atuar e estabelecer seus métodos de trabalho, afim de se tornarem capazes de executar suas tarefas e atingir suas metas. Sempre motivadas por um sentimento de poder agir com liberdade e de tomar decisões, são compostas por pessoas comprometidas, com responsabilidade e disponibilidade para reconhecer problemas e desenvolver soluções. Isso depende sempre do estilo de liderança.

Os líderes que formam as melhores equipes são aqueles flexíveis, resilientes, que acreditam nas pessoas e são tolerantes a erros, pois o medo de errar atrofia a criatividade, o espírito inovador e até mesmo a honestidade do grupo.

 

Formar as próximas gerações

Líderes fomentadores de capital humano desenvolvem pessoas para garantir que a empresa tenha, no futuro, um novo grupo de profissionais com as competências necessárias para o sucesso estratégico de longo prazo. Eles também precisam formar os futuros novos líderes, para garantir que a empresa sobreviverá à saída ou troca de um profissional no comando, qualquer que seja ele.

 

Investir no próprio desenvolvimento

Líderes eficazes são mais do que aquilo que sabem e fazem. As características e competências pessoais são fatores determinantes para suas realizações e para a obtenção de resultados positivos, em conjunto com outras pessoas e por meio delas. Eles são otimistas, inspiram lealdade e boa vontade porque agem com integridade e confiança. Confiantes, podem suportar a incerteza e o risco. Líderes competentes buscam desenvolver e aprimorar suas características e crenças pessoais para que possam conseguir as mudanças que desejam realizar. Qualquer que seja seu estilo de comportamento, todo líder precisa ser visto como tendo competência para conquistar seguidores.

 

capa do livro "Liderança Positiva"
SOBRE O LIVRO

Se você preocupa-se com a qualidade do seu trabalho, já está no caminho certo para tornar-se um líder competente e exemplar. O livro Liderança Positiva discute e engloba todos os aspectos e conhecimentos necessários à formação de um excelente modelo de liderança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS