Não perca tempo. Aprenda novas tecnologias!

abr 12, 2012 por Editora Évora | Inovação & Tecnologia

Às vezes, parece que se manter atualizado com as novas tecnologias é uma tarefa de tempo integral. Mal aprendemos a usar um aplicativo de software e uma nova versão é lançada, empurrando-nos para mais aprendizagem. As organizações enfrentam esse problema em larga escala porque o trabalho é cada vez mais virtual e a tecnologia de suporte multiplica-se como moscas em frutas.

Com frequência, as empresas assumem uma postura “não-com-o-meu-dinheiro”, quando se trata de ensinar os colaboradores a lidar com as novas ferramentas: “Quer aprender como usar toda essa parafernália? É para isso que servem os finais de semana”. Pesquisas sobre aprendizagem experimental demonstram que não há jeito melhor de aprender a fazer uma coisa do que fazendo. Se você sabe que os profissionais na sua empresa precisarão ser mais hábeis no trabalho online e na colaboração com colegas pelo modo virtual, não há nada melhor do que começar a trabalhar nisso agora.

Um mundo de novas tecnologias

Como um novo e emergente conjunto de ferramentas, as redes de relacionamentos sociais exigem um nível de experimentação. As pessoas devem tentar abordagens diferentes, ver como se sentem mais confortáveis e receber um retorno que as encoraje a prosseguir.

Um cliente pode ter impressões sobre uma empresa a partir de um contato telefônico, do website, do balcão da loja, de um agente de reservas e de um grande número de outras experiências. Kate Frohling, vice-presidente sênior de gestão de marca da financeira Wells Fargo, afirma: “Para fazer com que os colaboradores não apenas defendam a cultura corporativa, mas falem com a ‘nossa voz’, é essencial que a conversa com os clientes seja parte do treinamento da Wells Fargo. A experiência dos clientes é nossa prioridade máxima e queremos que seja consistente”. Isso inclui ter familiaridade com as ferramentas digitais que os colaboradores utilizarão com os clientes. Usar blogs, e-mails, Twitter, textos e uma rede social interna faz parte dos programas de treinamento dos colaboradores na Wells Fargo.

Para contar com o máximo possível de gente capaz de usar as ferramentas de mídia social, a equipe de inovação para consumidores da Humana criou uma série de módulos de treinamento autodirigidos, para que os colaboradores aprendam a usá-las sem ficar intimidados. As pessoas podem investir um pouco de seu tempo diário para ganhar velocidade e uma noção de como esses recursos podem ajudá-las.LinkedIn 15 minutos por dia”, por exemplo, dá aos colaboradores a chance de aprender o suficiente para testar sozinhos. Outros cursos de 15 minutos introduzem noções básicas sobre o Twitter, o YouTube e o Facebook. A equipe também desenvolveu módulos para alimentação e leitura de RSS, blogs, otimização da ferramenta de busca e para campanhas de marketing social. Esses módulos são publicados em um tipo de comunidade online chamada Social Media Commons, estruturada especificamente como um espaço em que as pessoas podem praticar e aprender.

Se você almeja o crescimento profissional da sua equipe para melhorar os resultados e aumentar o lucro, é imprescindível oferecer canais e oportunidades de aprendizado dentro da empresa. A maioria das empresas que acreditam que esse tipo de treinamento serve só para aumentar as despesas está perdendo grandes oportunidades de formar equipes vencedoras, melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a lucratividade. Fique atento!

capa do livro "O Novo Social Learning"


INDICAÇÃO DE LEITURA

O Novo Social Learning é para as pessoas que estão particularmente interessadas em como a mídia social pode ajudar as pessoas nas organizações a aprender mais rapidamente, inovar mais depressa, compartilhar conhecimento e interagir com colegas, parceiros de negócios e clientes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS