E se o mundo como conhecemos hoje mudasse?

abr 02, 2012 por Editora Évora | Finanças & Investimentos

Os versos de Caetano Veloso nunca foram tão atuais: “Alguma coisa está fora da ordem mundial”. Durante muitos anos, desde o final da Segunda Guerra Mundial, os EUA tinham todo o dinheiro e, consequentemente, todo o poder. Agora, eles estão sem dinheiro para seus próprios gastos e o problema é muito maior do que imaginamos, já que o poder sempre acompanha o dinheiro e, no momento, provoca fortes mudanças no jogo político e econômico. O livro O Fim da Influência, dos economistas Stephen S. Cohen e J. Bradford DeLong, explora os efeitos dessa perda de poder sobre o cenário internacional, que, para eles, mudará a estrutura econômica global.

Os EUA sempre se destacaram como a maior nação, econômica e culturalmente, do mundo. Detentores de um padrão de vida elevado, os EUA também possuíam forte influência sobre outros países, devido ao seu domínio financeiro. Esse cenário, todavia, está em transformação desde a crise de 2008, que derrubou poupanças e padrões de vida, provocou a ascensão de outras nações a posições de destaque no cenário mundial, algo antes aspirado somente pelos norte-americanos como reserva de mercado há muito anos.

O poder cultural e a política internacional não são mais dominados apenas por um líder. O que mais preocupa Cohen e Delong, contudo, é a dificuldade que o mundo enfrenta em renovar os aspectos econômicos, financeiros e políticos. O livro é leitura indispensável para quem deseja conhecer detalhes a respeito da relação complicada entre EUA e China atualmente, sobre o papel incompreendido dos fundos soberanos e sobre o retorno do capitalismo submetido ao intervencionismo estatal. O Fim da Influência explica como economia e finanças globais interagem com a política, e, em um texto didático, apresenta as consequências de longo alcance e potencialmente duradouras, no entanto pouco notadas, da grande crise fiscal para o cenário mundial. Se você quer entender como as coisas vão funcionar a partir de agora e se posicionar para as mudanças dos próximos anos, este é o seu livro!

 

SOBRE O LIVRO
Título: O Fim da Influência
Subtítulo: Como fica o mundo quando o dinheiro muda de mãos
Autor: James Bradford DeLong e Stephen Cohen
Páginas: 160
ISBN: 978-85-63993-10-6
Edição: 1ª

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS