As redes sociais mudaram o ambiente de trabalho

abr 10, 2012 por Editora Évora | Inovação & Tecnologia

Neste exato momento, seus colaboradores já estão aprendendo com as mídias sociais. Eles já começaram a interagir e a se conectar com ferramentas novas e poderosas. A questão é: você estará junto? Quer fazer parte do que e de como eles aprendem? Prefere tentar detê-los? Vai reprimi-los ou deixar que façam o trabalho para o qual os contratou? Justamente o trabalho que você faz com eles?

Equipes corporativas trabalham muito melhor com ajuda da tecnologia

Um ambiente de trabalho que estimula a aprendizagem é uma vantagem competitiva para qualquer empresa. As pessoas têm de aprender depressa, como parte do dia a dia, e não apenas nas raras ocasiões em que estão numa sala de aula. A alta liderança deseja com urgência oferecer a seus colaboradores algo vibrante, efetivo e de vanguarda, que dê suporte à sua aprendizagem contínua – algo que vá assegurar a competitividade.

Enquanto as organizações buscam maneiras de aumentar os lucros, reduzir custos e competir, ferramentas mais simples e amigáveis surgiram para ajudá-las a se sobressair. Essas ferramentas de mídia social estão mudando a maneira de trabalhar das pessoas, geralmente superando o treinamento formal.

Você já parou para pensar sobre como algumas pessoas estão aprendendo muito socialmente, com a ajuda da tecnologia? Ainda assim, não precisa pensar em reorganizar o departamento de treinamento ou transformá-lo na área de mídia social da companhia; embora alguns de vocês possam vir a tomar essa decisão. O que vale é compreender como as pessoas nas organizações podem trabalhar juntas com mais eficiência ao longo dos departamentos – incluindo seus colaboradores, parceiros e clientes – com a ajuda da mídia social em seu fluxo de trabalho.

É preciso começar a pensar como essa abordagem embute a aprendizagem na essência do trabalho e como faz com que ela se torne um processo valioso e contínuo. O foco aqui não são as ferramentas, elas mudam muito depressa, mas sim todas as possibilidades de desenvolvimento que a tecnologia oferece atualmente.

Agora o que resta é sua empresa encorajar-se para descobrir como as ferramentas de mídia social facilitam a aprendizagem, como podem ser empregadas para ampliar a interação entre os colegas e como usá-las para criar algo vibrante. Para resumir, citaremos Chris Brogan, um dos principais blogueiros do mundo, coautor de Trust Agents e autor de Social Media 101: “Ponha foco na conexão com as pessoas e as ferramentas todas farão sentido”.

O social learning é uma mudança fundamental no modo como as pessoas trabalham – aprimorando a maneira que sempre realizamos as tarefas, mas agora com novas ferramentas para acelerar e ampliar nosso alcance individual e organizacional.

capa do livro "O Novo Social Learning"


INDICAÇÃO DE LEITURA

O Novo Social Learning é para as pessoas que estão particularmente interessadas em como a mídia social pode ajudar as pessoas nas organizações a aprender mais rapidamente, inovar mais depressa, compartilhar conhecimento e interagir com colegas, parceiros de negócios e clientes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS