A ciência da mente intuitiva: quem está no comando?

set 27, 2011 por Editora Évora | Assuntos Gerais

Monitorando os sinais cerebrais de indivíduos em momentos de tomada de decisão, pesquisadores do Instituto Max Plank, em Leipzig, na Alemanha, descobriram como conseguir prever que botão os participantes apertariam, sete segundos antes de eles próprios tomarem consciência de sua opção. Normalmente, os pesquisadores se interessam em saber o que ocorre no momento em que alguém toma uma decisão, ou imediatamente depois. Os cientistas de Leipzig, em contrapartida, procuravam descobrir o que acontece imediatamente antes de um indivíduo chegar a uma decisão consciente.

Os envolvidos tinham a liberdade de escolher se e quando queriam apertar um botão, e com que mão o fariam. O objetivo era descobrir o que acontecia no cérebro das pessoas exatamente antes de elas sentirem (tomarem consciência) que haviam feito uma escolha.

Escaneando o cérebro dos participantes, os cientistas conseguiam “ler as mentes”, identificando as intenções e prevendo as decisões dos envolvidos sete segundos antes que eles próprios tivessem consciência da escolha que haviam feito. O coordenador dos trabalhos, John-Dylan Haynes, fez o seguinte comentário:

“Muitos processos cerebrais ocorrem de maneira automática, sem a participação da nossa consciência. Isso evita que nossa mente fique sobrecarregada com as tarefas simples do cotidiano. Mas, quando se trata de decisões, tendemos a acreditar que elas são tomadas de modo consciente.”

A pesquisa tem implicações que vão além das simples decisões; ela, por exemplo, abre o debate sobre o real significado do conceito da “livre escolha” – sobre quem decide (a mente analítica consciente ou a intuitiva não consciente) e quando. Do ponto de vista do modelo de duas mentes, a intuitiva pode, algumas vezes, inconscientemente, antecipar uma escolha. A grande vantagem de ter duas mentes é que uma escolha intuitiva pode ser revertida pela intervenção da mente analítica (ou vice-versa).

INDICAÇÃO DE LEITURA
Eugene Sadler-Smith, um renomado pesquisador sobre a intuição e professor em cursos de negócios e gestão, argumenta que os seres humanos têm um cérebro, mas duas mentes – uma analítica e outra intuitiva. O livro Mente Intuitiva explora o conceito de intuição, tanto como ela funciona, quanto como cultivá-la.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS