O que é engajamento digital?

ago 03, 2011 por Editora Évora | Mídias Sociais

Atualmente as pessoas estão mais presentes nas redes sociais que nos websites. Há quem se arrisque a dizer que o www está perdendo espaço e poderá sumir de vez. Por conta disso as marcas estão cada vez mais preocupadas em construir uma presença digital focada nas ferramentas sociais, o que provoca a necessidade de engajar o público. Mas, afinal, o que é esse tal de engajamento?

Engajar não é somente aumentar as vendas ou conquistar elogios dos consumidores. Público engajado é aquele que interage com a marca, que está envolvido emocionalmente, psicologicamente e, até mesmo, fisicamente. Este tão desejado público pode ser considerado como um grupo de soldados que defendem a marca, ao mesmo tempo em que colaboram para a melhoria de serviços e produtos.

A agência Foreplay divulgou um relatório muito bacana sobre o engajamento digital do consumidor em 2011, até o momento. Lá há uma explicação simples e objetiva de como o engajamento acontece (veja na imagem abaixo).

Conquistar o engajamento é muito complexo. As pessoas participam das mídias sociais porque desejam interação. Contudo, se a empresa não tiver um plano de ação bem estruturado, que condiz com a missão da marca, nunca conseguirá conquistar as pessoas. Todos estão dispostos a se comunicar e a colaborar, o problema é descobrir como conquistar o público-alvo. Mais do que serem conhecidas, as marcas, hoje em dia, estão fazendo de tudo para tornarem-se objeto de desejo.

O maior desafio é descobrir como chegar lá, afinal o consumidor não é mais apenas aquele que consome produtos, ele também pode ser suporte técnico, designer, pesquisador e, principalmente, consultor. Cada marca é única e não existem fórmulas prontas para conquistar o engajamento, mas existem algumas ações que podem lhe ajudar a obter sucesso nas mídias sociais:

  • Conheça o seu consumidor.
  • Relacione-se, comunique-se e interaja. Esteja sempre acessível.
  • Participe das comunidades e redes. Seja divertido e sério ao mesmo tempo, celebre, brinque, se envolva e escute o consumidor. E nunca deixe de ser relevante.
  • Não fuja e não bloqueie a opinião das pessoas. Divulgue e agradeça elogios e sugestões; e dê atenção especial aos feedbacks negativos (às vezes as pessoas reclamam apenas porque precisam de atenção).
  • Tire sua empresa do pedestal intocável e vá para o chão conversar com as pessoas de frente. Seja humano!
  • Se for necessário, reinvente seu departamento de marketing e comunicação.
  • Seja útil, autêntico e gentil.
  • E, principalmente, prepare-se para tudo o que há por vir e não deixa de acompanhar as tendências para não ser derrubado por elas.

FONTES
Amo Marketing
Relatório da Foreplay

INDICAÇÃO DE LEITURA
Mais do que estar presente nas mídias sociais, é preciso conhecer as ferramentas e utilizá-las da melhor maneira possível. O livro Mídias Sociais nas Empresas mostra como grandes empresas obtiveram sucesso em seus projetos digitais, para você se inspirar e aprender como tornar seus clientes mais envolvidos com sua marca.

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